Projeto Arquitetônico da Nova Sede

Sobre o Empreendimento
O Conjunto Arquitetônico terá por objetivo abrigar a Sede da GOEMG-Grande Oriente do Estado de Minas Gerais, os espaços necessários para atividades maçônicas e também outros a serem explorados para seu uso e de terceiros.

Estará localizado na Avenida Cristiano Machado, bairro Heliópolis, na denominada "Linha Verde".

Irá se compor de três blocos principais: Sede da GOEMG, Eventos e Apart-hotel.

Um dos blocos ( 3000m2) abrigará:
Dez Templos para cinqüenta pessoas, Átrios, sete Gabinetes para Grãos mestres, Tribunais, Conselhos, Grandes Secretarias, com um grande Átrio Comum, além de espaços para Serviços e Utilidades (Circulações, Casas de Máquinas, Copas, Instalações Sanitárias, Dependências para Funcionários e Serviços).

Os estacionamentos ( 4000m2) em três níveis, terá vagas livres para 170 automóveis.

Outro Bloco, (1250m2) abrigará espaços para eventos contendo:
Praça Coberta para acesso de veículos, Secretaria de Eventos, Grande Hall de Eventos (450m2), Cofee-brack, Salão (500m2, 400 pessoas ) divisível para eventos menores, Auditório (200 pessoas), espaços para Utilidades e Serviços ( Depósito para equipamentos alternativos, Camarins, Instalações Sanitárias, Manutenção, Dependências para Funcionários, Casas de Máquinas).

Um bloco vertical (3500m2) para Apart-hotel conterá:
Quarenta e oito apartamentos de um e dois quartos, extensíveis para oitenta e quatro apartamentos com um quarto, Restaurante para sessenta pessoas, Scoth-bar, Reuniões, Administração, Recepção - Estar, espaços para Utilidades e Serviços (Dependências para Empregados, Vestiários/Refeitório, Almoxarifado, Manutenção, GLP, Máquinas), Estacionamento com vagas livres para vinte e sete
automóveis.

As áreas externas possuirão jardins ornamentais, pisos absorventes para permeabilização do solo. Um reservatório subterrâneo recolherá as águas pluviais para seu aproveitamento.

Entre blocos existirá um pergolado, sob o qual, jardins ornamentais ambientarão átrios e circulações importantes.

A circulação vertical entre os blocos e estacionamentos, se fará por quatro elevadores, dos quais dois panorâmicos. As escadas terão antecâmaras à prova de fumaça.

A ventilação, climatização e iluminação dos grandes salões com concentração de público, serão mecânicas, porém a maioria dos ambientes utilizará os recursos naturais, também iluminação zenital.

O Grande Átrio, com pé direito duplo e jardim com cascata no setor destinado a atividades maçônicas, terá uma cobertura translúcida com efeitos visuais adequados ao espírito desta comunidade idealista e poderosa.

Os três blocos, mesmo interligados, têm independência funcional. Desta maneira será um novo espaço com serviços de alta qualidade a serem oferecidos para a cidade. A edificação será dotada de todos os recursos modernos e da informática, tanto na segurança e controles, na administração, na comunicação.

No projeto foram definidas modulações específicas no dimensionamento dos espaços dos vários setores, que permitirão flexibilidade e alternativas na utilização de suas dependências.

A obra será executada em etapas, inicialmente a Sede da GOEMG e estacionamentos. O Projeto Arquitetônico Global, já aprovado em nível Preliminar, está sendo digitalizado e caminhando para elaboração a nível Básico Executivo/ Legal, quando será submetido à Prefeitura de Belo Horizonte, na sua primeira etapa. Depois virão os Cálculos de Engenharia e Detalhamento Arquitetônico Minucioso.

As grandes economias das edificações são obtidas na confecção do Projeto Arquitetônico, fase em que é feita a composição equilibrada dos vários fatores como:
§ dimensionamento adequado das áreas, sistema construtivo bem definido desde a estrutura esqueleto à acabamentos, aproveitamento conveniente do terreno, tudo isto aliado a um bom senso estético visual/ econômico.

Não, na fase execução da obra, quando a "receita" já está pronta. Assim o custo é específico por obra e só o saberemos quando orçarmos detalhadamente os projetos. Porém digamos que o custo, em construção, deste empreendimento seja em torno de R$ 11000000,00.

Apesar de estarem reunidas num mesmo edifício atividades bem diversificadas e levando em consideração que a Forma Estética Visual sempre é conseqüência da Função, acreditamos ter atingido o objetivo de compor um conjunto único, com personalidade própria, bem representando a personalidade de seus empreendedores.

Glêbson Marcos Pereira
Engenheiro e Arquiteto

CONHEÇA O PROJETO DA NOVA SEDE: PLANTA