Protocolo de intenções
Construção Unidade de Fundição de Ferro
Divinópolis-MG - PROEMA


Poderosos IIr.'.
Eduardo Teixeira de Rezende - Grão-Mestre Adjunto do GOB-MG
Gabriel Campos de Oliveira - Dep.'. Federal - Loja Vigilantes do Divino, nº 3.819
Márcio Corrêa Fernandes - Loja Salgado Filho nº 2.346


Participam da assinatura do
protocolo de intenções, para a construção de uma unidade de
fundição de ferro em Divinópolis-MG

NOVA UNIDADE DA PROEMA
Fornecimento de gusa líquido na região


Abaixo fotos do dia 25 de junho de 2.009 no Palácio da Liberdade



Governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves, em discurso


Ir.·. Gabriel Campos de Oliveira - Centro
esquerda - Prefeito de Cláudio - Assessor - direita
Palácio da Liberdade - BHTE-MG


Assessor Municipal, Ir.·. Gabriel Campos de Oliveira,
Ir.·. Eduardo Teixeira de Rezende e
Ir.·. Élcio Palácio da Liberdade - BHTE-MG


Assessor Municipal, Ir.·. Márcio Corrêa,
Ir.·. Eduardo Rezende e Ir.·. Gabriel Campos
Palácio da Liberdade - BHTE-MG


Vista geral do salão nobre do Palácio da Liberdade - BHTE-MG


Vista geral do salão nobre do Palácio da Liberdade - BHTE-MG

Milhões em investimentos e centenas de empregos gerados



Prefeitura de Divinópolis, Governo de Minas e Proema assinam protocolo para o maior investimento na cidade nos últimos 20 anos

O prefeito Vladimir Azevedo, juntamente com o governador Aécio Neves e a direção da Proema Auto-Peças assinaram, na última quinta-feira (25/06), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o protocolo de intenções, para a construção de uma unidade de fundição de ferro em Divinópolis. A instalação desta empresa, que havia sido anunciada em janeiro deste ano, representará um investimento de cerca de R$ 90 milhões e deve gerar cerca de 450 empregos diretos para o município, que em cinco anos, pode chegar a mil empregos.

Já da parte do Governo de Minas, os investimentos para viabilizar a nova unidade da Proema serão de R$ 4,8 milhões na construção do acesso rodoviário a partir da Estrada da Ferradura e um viaduto sobre a Ferrovia Centro Atlântica. “O Estado será parceiro não apenas com boas intenções. Será parceiro com investimentos em infraestrutura que melhorem o acesso, que dê à empresa melhores condições de competitividade”, explicou Aécio Neves, durante a assinatura do protocolo.

O prefeito Vladimir Azevedo ressaltou a importância da chegada da Proema em Divinópolis e do empenho do governador para a viabilidade desse investimento. "O governador Aécio Neves, juntamente com o deputado estadual Domingos Sávio, têm trabalhado incessantemente nos últimos meses, para que a Proema confirmasse a sua instalação em Divinópolis. É uma conquista extremamente importante, sobretudo em tempos de turbulência econômica. Divinópolis será alvo de grandes investimentos diretos e indiretos com a instalação desta grande empresa" afirmou.

Outro ponto positivo para Divinópolis, levantado pelo prefeito, foi que a cidade, além de um pólo do setor de fundição e guseiro, é um pólo de ensino superior, com diversas escolas, o que vai garantir que as contratações sejam feitas entre a população da região. “Além das faculdades instaladas na cidade, temos também o Cefet e o Senai, que vão garantir mão de obra qualificada, não só para a Proema, como para as demais empresas que vão se instalar na cidade nos próximos meses. É um fomento muito grande em todos os aspectos do município, como na economia, educação, geração de empregos, dentre outros”.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso, aponta a vinda de mais uma unidade da Proema para Minas Gerais como um novo momento da economia do Estado, mesmo no período de crise mundial. “A assinatura deste ato representa a retomada dos investimentos para Minas Gerais. Neste caso, na área de fundição e de auto-peças, além da geração de empregos diretos e indiretos na região. Divinópolis, por ser um pólo da região Centro-oeste, estrategicamente localizada, tem essa facilidade para a Proema, de fornecimento dos seus produtos tanto para a região metropolitana de Belo Horizonte, como para outros Estados”, ressalta Barroso.

O secretário ainda comemorou a escolha de Divinópolis para sediar a nova empresa e acredita que haverá um impacto positivo em toda região do Centro-Oeste. “Ao se instalar em Divinópolis, a empresa contribui para o desenvolvimento de um cinturão de fornecedores na região e especialmente na geração de centenas de empregos e renda”, afirmou.

Em parceria com a prefeitura, a empresa já adquiriu o terreno de 100 hectares onde será instalada a unidade industrial, na região da Ferradura. O diretor da Proema Automotiva, Paulo Paparoni, explicou que Divinópolis foi escolhida em função da localização estratégica no Estado, que permite o escoamento da produção e pela facilidade de fornecimento de gusa líquido na região.

O deputado Domingos Sávio, peça fundamental nessa conquista para o município, ressaltou a importância desse momento. “A nossa união mostra que estamos conseguindo evitar os entraves políticos, que muitas vezes atrasam o desenvolvimento da nossa cidade. Trabalhamos para fortalecer a parceria entre o município e o governo do Estado e confirmamos a instalação desta importante empresa. Divinópolis é uma cidade extremamente estratégica no desenvolvimento de Minas Gerais e deve, também, colher os frutos desse desenvolvimento, promovendo a geração de emprego e renda”, ressaltou Domingos Sávio.

Proema
A Proema é uma empresa brasileira de alta tecnologia, sediada em São Bernardo do Campo, especializada na produção de componentes de última geração para a indústria automobilística. Hoje é uma das mais importantes referências na produção de colunas de direção e comandos de câmbio, sendo fornecedora das principais montadoras do mercado brasileiro, líder na produção de peças usinadas, estampadas e conjuntos soldados para a indústria automotiva e de motocicletas. A empresa possui escritórios de engenharia de desenvolvimento de projetos no Brasil e na Itália, desenvolvendo soluções na implementação de novos projetos para o setor automotivo em nosso país.

Atualmente, a Proema fornece peças para grandes montadoras de veículos, como a Fiat, GM, Ford e Honda. A empresa é especialista em fundição de peças de até 5 quilos e, em Divinópolis, montará toda a infra-estrutura para a fundição de peças específicas, que necessitam de ferro-gusa de alta pureza. Além dos empregos diretos, a instalação da Proema em Divinópolis deve representar vários empregos indiretos, uma vez que o fornecimento de grande parte da matéria-prima será de empresas locais.