Pomar Uberlândia para todos

 

Há vários anos tenho visto pessoas de todas as idades procurando frutas para comer, nas margens do Rio Uberabinha. Há 2 anos um homem me disse que estava há 2 dias sem alimentação, esperando encontrar manga e goiaba para dar a seus filhos. Aquilo me chamou a atenção agudamente. Ví, naquela região, uma excelente oportunidade para iniciar o Projeto POMAR UBERLÂNDIA PARA TODOS, com envolvimento de mais e mais pessoas, além das autoridades e poderes municipais, objetivando plantar e cuidar de árvores frutíferas em várias regiões de Uberlândia, começando das margens do Rio Uberabinha.

Já plantamos numa pequenina parcela daquele local privilegiado. E olhem que temos muita área a ser dignamente aproveitada, na margem do rio: desde a ponte da Praia até a ponte do Vau, na saída para Goiânia, numa extensão de 3 quilômetros. Só este pomar, adequadamente preparado e conduzido, poderia produzir mais de 200 mil mangas/ano para serem colhidas por todos. Isto sem falar nas outras tantas frutas essenciais, como caju, mamão, banana, acerola, pitanga, laranja, etc... Andando pela cidade, nos bairros mais pobres e distantes, a extensão deste pomar seria de uma utilidade social com grande repercussão.

A idéia é, além da colheita dos frutos, envolver a comunidade local com as árvores, num crescendo cultural ecológico. Dá pena ver largas avenidas na periferia da cidade, sem uma árvore frutífera sequer. Por que não dar sentido comunitário a estes locais, num mutirão de alegria e educação ambiental? Por que não convocar a população local para se aglutinar a tamanho favorecimento?
Convidamos, portanto, tantos quantos se sintam sensibilizados para solidificar, ampliar e colocar em prática esta obra maravilhosa que será o Pomar Uberlândia para todos. E quem não gosta de saborear uma fruta fresca e sem agrotóxicos?


RENZO SANSONI

Contato: (34) 3234 - 3454